A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas

Autores

  • Vera Helena Giusti de Souza Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP
  • Maria Elisa Esteves Lopes Galvão Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP
  • Paulo Masanobo Miashiro Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Conceito Subsunçor. Trigonometria. Funções Trigonométricas. Cabri-Géomètre II.

Resumo

Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.

Biografia do Autor

Vera Helena Giusti de Souza, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP

Licenciada e Mestre em Matemática pelo IMEUSP, Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Lecionou no IMEUSP, na PUC-SP e agora leciona no programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP

Bacharel, Mestre e Doutora pelo IMEUSP. Lecionou na USP e agora leciona no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo

Paulo Masanobo Miashiro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Matemática, leciona no Ensino Médio da rede pública do Estado de São Paulo

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS