Mudança da Cultura Docente em um Contexto de Trabalho Colaborativo de Introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Escolar

  • Gilvan Luiz Machado Costa UNISUL
  • Dario Fiorentini Unicamp

Resumo

Este estudo investiga indícios de mudança da cultura e desenvolvimento docente numa escola pública, em um contexto no qual professores de matemática da escola e um agente externo formaram um grupo colaborativo visando introduzir as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na prática pedagógica. Aborda-se o caso de uma professora participante que foi entrevistada e observada em sua prática docente e nos encontros do grupo. O estudo mostra que a utilização das TIC no ensino de Matemática, mediado pela colaboração, desencadeou um processo catalisador do desenvolvimento profissional da professora e de mudanças na cultura de seu trabalho docente. Emergiu, neste cenário, uma professora interativa, que vê ampliada, com as TIC, a possibilidade de compartilhar experiências e saberes com outros docentes, podendo, assim, acompanhar o desenvolvimento de seu campo profissional e também levar seus alunos a terem acesso e interlocução com os saberes disponíveis na Web. Palavras-Chave: Cultura Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação. Desenvolvimento Docente. Trabalho Colaborativo.

Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, UNISUL
Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (1986). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul. Leciona, também, nos cursos de Pedagogia e Matemática-Licenciatura da referida Universidade. Desenolve pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores de Matemática, Trabalho Docente, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Matemática.
Dario Fiorentini, Unicamp
Possui graduação em Matematica pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matematica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Orientou, nesses temas e linhas, 11 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Publicou 8 livros, em parceira com colegas, 19 capítulos de livro e mais de 60 artigos em periódicos nacionais e internacionais e em Anais de congressos científicos.
Seção
ARTIGOS