Registros Semióticos e Obstáculos Cognitivos na Resolução de Problemas Introdutórios às Geometrias não-Euclidianas no Âmbito da Formação de Professores de Matemática

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Este artigo trata de aspectos específicos de uma pesquisa sobre a aquisição de conceitos geométricos no âmbito da formação de professores de Matemática no momento da transição entre os conhecimentos euclidianos e os não-euclidianos. Tomando-se o conhecimento de Geometria Euclidiana do professor como objeto passível de investigação, buscou-se identificar categorias de obstáculos cognitivos, que comparecem no processo de resolução de problemas introdutórios aos conhecimentos não-euclidianos. Para imprimir um caráter qualitativo à pesquisa, realizaram-se entrevistas individuais com seis professores e dois licenciandos. A corroboração das categorias encontradas foi conduzida por meio de um questionário aplicado a 45 professores dos ensinos fundamental e médio. Partindo-se de uma análise cognitiva da conversão entre registros semióticos de representação, verificou-se a existência de 14 categorias de prováveis obstáculos cognitivos, os quais estão relacionados a 7 tipos de registros semióticos. Palavras-chave: Registros Semióticos. Prováveis Obstáculos Cognitivos. Formação de Professores de Matemática.

Biografia do Autor

Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Universidade Federal Fluminense (UFF)
possui graduação em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, educaçao matemática, geometria, formação do professor de matemática, desenvolvimento da visualização e do pensamento geometrico, laboratório de ensino, museu interativo.
Publicado
2008-08-20
Seção
ARTIGOS