A História Oral na Pesquisa em Educação Matemática

Autores

  • Heloisa da Silva Univerdade Estadual Paulista - UNESP
  • Luzia Aparecida de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre como a história oral vem sendo pensada, como uma metodologia de pesquisa, na/para a Educação Matemática e apontar algumas possibilidades de interlocução nessa proposta, de forma específica, aquela (fundamentalmente) efetivada com a História. Buscaremos, com esse intuito, delinear algumas das discussões acerca de como essas práticas têm se fundamentado e, a partir, disso, considerar a emergência de algumas distinções entre essa proposta e a de outras modalidades de pesquisa qualitativa. Palavras-chave: História Oral. Narrativas. Educação Matemática. História.

Biografia do Autor

Heloisa da Silva, Univerdade Estadual Paulista - UNESP

possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação Matemática pela mesma universidade (UNESP-Rio Claro). Atualmente, é professora substituta do Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP-Rio Claro; supervisora dos cursos de formação continuada em educação matemática oferecidos pelo CECEMCA/UNESP/Rio Claro; e professora dos ensinos Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática - estudo e ensino; formação de professores de matemática analisada a partir da História Oral; Educação Matemática & Educação Ambiental: materiais didáticos e formação continuada de professores.

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática e história oral.

Publicado

2008-08-20

Edição

Seção

ARTIGOS