Analisando o Rendimento de Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Atividades Envolvendo Frações e Idéias Associadas

  • Adegundes Maciel Rede Municipal de Recife
  • Marcelo Câmara dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de um estudo mais amplo3. Aqui buscamos identificar como se comporta o rendimento de alunos em atividades de resolução de problemas envolvendo as idéias associadas às frações, em função de sua escolaridade. Participaram da pesquisa 630 alunos de escolas públicas de Pernambuco, com uma média de 90 alunos por série. O instrumento constou de 10 itens envolvendo três idéias associadas às frações (parte-todo, quociente e operador), variando o tipo de quantidade envolvida (discreta e contínua). Os resultados mostram um comportamento diferenciado dos alunos do terceiro Ciclo (quinta e sexta séries) quando se faz variar o tipo de quantidade e a idéia de fração envolvida no item. Foi possível identificar também que os tipos de erros cometidos pelos alunos apresentam certa estabilidade com o desenvolvimento da escolaridade. Palavras–chave: Educação Matemática. Fração. Idéia de Fração. Equivalência.

Biografia do Autor

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Possui Licenciatura Plena Em Matematica pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques - Université Claude Bernard- Lyon I (1992) e Doutorado em Sciences de L'education - Université de Paris X, Nanterre (1995), com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes (2001). Atualmente é professor E-3 da Universidade Federal de Pernambuco, Assessor da Secretaria de Educação de Pernambuco e Especialista do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matematica, Ensino de Matematica, formação de professores, avaliação e seqüências didaticas.
Publicado
2008-08-20
Seção
ARTIGOS