O Modelo de Romberg e o Percurso Metodológico de uma Pesquisa Qualitativa em Educação de uma Pesquisa Qualitativa em Educação

  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória de uma pesquisa (ALLEVATO, 2005) cujo fenômeno de interesse é o ensino de Matemática através da resolução de problemas utilizando os computadores. O presente texto representa uma tentativa de retratar essa trajetória do ponto de vista do percurso metodológico que foi realizado pela pesquisadora, e que esteve fundamentado, especialmente, em dois eixos: as orientações do educador Thomas A. Romberg (1992)2 e nas diretrizes fornecidas pelos fundamentos da pesquisa qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, em Rio Claro. Palavras-chave: Modelo de Romberg. Pesquisa Qualitativa. Educação Matemática.

Biografia do Autor

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, computadores, matemática e ensino-aprendizagem.
Publicado
2008-09-27
Seção
ARTIGOS