A Abstração Reflexionante e a Produção do Conhecimento Matemático

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual de Maringá
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Piaget afirma que a abstração reflexionante é o processo por excelência de produção do conhecimento matemático. Este trabalho teve por objetivo identificar a presença da abstração reflexionante ou de seus componentes (reflexionamento e reflexão) na descrição que matemáticos fazem da forma como produzem novos conhecimentos e discutir possíveis implicações pedagógicas deste processo nas aulas de Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. Abstração reflexionante. Conhecimento matemático.

Biografia do Autor

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é voluntário da Universidade Estadual de Maringá atuando como pesquisadora e docente no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MAtemática. É pesquisadora e tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação matemática, educaçao especial, educação de surdos, ensino de matemática para surdos, educação matemática nas séries iniciais e ensino de matemática.

Regina Maria Pavanello, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciêncas e Letras Sedes Sapientiae (1964) , especialização em Especialização Em Estatística pela Faculdade de Filosofia Ciêncas e Letras Sedes Sapientiae (1965) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) . Atualmente é Professor Pesquisador da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, desenvolvimento cognitivo, noções geométricas, possibilidades cognitivas.

Publicado

2008-10-06

Edição

Seção

ARTIGOS