Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a “Realidade” do Aluno para as Aulas de Matemática

Autores

  • Gelsa Knijnik UNISINOS, São Leopoldo-RS-Brasil
  • Claudia Glavam Duarte Doutora em Educação. Professora do Centro Universitário FEEVALE e da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS.

Palavras-chave:

Discurso Pedagógico. Realidade. Educação Matemática Escolar.

Resumo

O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de trazer a “realidade” do aluno para as aulas de matemática. O material de pesquisa abrange os anais dos três congressos brasileiros de Etnomatemática e os dos três últimos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault e de Wittgenstein, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que, em sua dispersão, produzem efeitos de verdade no discurso da Educação Matemática Escolar. O trabalho investigativo mostrou: a) como o enunciado estudado atravessa diferentes vertentes educacionais, não sendo restrito ao campo da Etnomatemática e b) os entrelaçamentos do enunciado com outros do campo educacional, que o legitimam e o sustentam: “trazer a ‘realidade’” do aluno é importante para transformar socialmente o mundo e “trazer a ‘realidade’ do aluno” possibilita dar significado aos conteúdos matemáticos, suscitando seu interesse pela aprendizagem.

Publicado

2011-01-13

Edição

Seção

ARTIGOS