<b>Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente

Autores

  • Angelica fontoura garcia silva Uniban
  • Maria de Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx
  • Tânia Maria Mendonça Campos Universidade Bandeirante de São Paulo- UNIBAN

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.

Resumo

Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.

Biografia do Autor

Angelica fontoura garcia silva, Uniban

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica/PUC; professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo/UNIBAN, São Paulo, Brasil. Rua Maria Cândida, 1.813- São Paulo -

Maria de Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx

Universidade de Londres, Reino Unido- Pesquisadora na Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx, Lisboa, Portugal Rua Luís de Queirós, 26- 9º E, 2800-698 Almada, Portugal,

Tânia Maria Mendonça Campos, Universidade Bandeirante de São Paulo- UNIBAN

Doutora em Matemática pela Universidade de Ciências de Languedoc (Montpellier - FR). Tem Pós-doc em Matemática pela Universidade de Londres em 1991 e em Educação Matemática na Universidade de Oxford em 2007. Atualmente é professora da Universidade Bandeirante de São Paulo onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

Publicado

2015-01-05

Edição

Seção

ARTIGOS