<b>A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional</b>

Autores

  • Bruno José Ferreira da Costa Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). LANTE
  • Thaís Tenório Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ)
  • André Tenório Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF)

Palavras-chave:

Etnomatemática. Cultura indígena. Xavante. Jogo. Probabilidade condicional.

Resumo

Resumo Desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da Educação Básica brasileira. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. O presente trabalho traz uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da etnomatemática xavante: um jogo sobre probabilidade condicional chamado “Adivinhe o número xavante”. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch, concebida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para promover a aprendizagem de programação por crianças maiores de oito anos. O jogo pode ser usado por docentes da Educação Básica para os alunos conhecerem mais sobre a cultura indígena brasileira e a Matemática xavante de forma lúdica, ao mesmo tempo em que estimula o raciocínio lógico-quantitativo e introduz de modo informal conceitos de probabilidade condicional. Palavras–chave: Etnomatemática. Cultura Indígena. Xavante. Jogo. Probabilidade Condicional.

Biografia do Autor

Bruno José Ferreira da Costa, Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). LANTE

Professor de Matemática do Estado do Rio de Janeiro

Thaís Tenório, Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ)

Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ)

André Tenório, Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF)

Coordenação de Ciências da Natureza e Matemáticas - Professor de Física

Arquivos adicionais

Publicado

2015-01-05

Edição

Seção

ARTIGOS