Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas relações

Autores

  • Bárbara Cândido Braz Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato Docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palavras-chave:

Comunidade de Prática Local. Modelagem Matemática. Ambiente de Aprendizagem. Aprendizagem Situada.

Resumo

Neste artigo identificamos algumas potencialidades do ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática, na constituição de uma Comunidade de Prática Local (LCoP). O estudo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa qualitativa, com base em um episódio de sala de aula, suscitado pela Modelagem Matemática, em que as ações desenvolvidas por professor e alunos, são analisadas segundo as características da constituição de uma LCoP. Os resultados obtidos evidenciam algumas características próprias do ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática, tais como o estudo matemático de um tema com referência na realidade; a participação dos alunos nos processos de problematização, investigação e seus envolvimentos no ambiente de aprendizagem e a construção de espaços de interações, que fundamentam o desenvolvimento de ações concernentes à constituição de LCoP’s. Palavras-chave: Comunidade de Prática Local. Modelagem Matemática. Ambiente de Aprendizagem. Aprendizagem Situada.

Biografia do Autor

Bárbara Cândido Braz, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (2011); Mestre em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutoranda no mesmo programa.

Lilian Akemi Kato, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Endereço para correspondência: Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Avenida Colombo, no 5790, Zona 07, CEP 87020-900, Maringá, PR, Brasil. E-mail: lilianakemikato@gmail.com.

Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS