Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística

Autores

  • Pamela Emanueli Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação.

Biografia do Autor

Pamela Emanueli Alves Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, docente do Depto. de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação, docente do Depto. de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR. Bolsista do CNPq.

Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS