Percepções de Estudantes acerca de um Instrumento Diferenciado de Avaliação em Aulas de Matemática

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - câmpus Londrina
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação da Aprendizagem Escolar. Prova em Fases. Percepções dos Estudantes.

Resumo

O presente estudo descreve a percepção de estudantes do Ensino Médio acerca da utilização de um instrumento de avaliação diferenciado em aulas de Matemática: uma prova realizada em várias fases. Buscou-se identificar indícios de como viram e julgaram o instrumento (suas percepções), bem como identificar possíveis implicações de sua utilização sobre as estratégias de estudo desses estudantes. Para tal, foram analisados dados coletados por meio de um questionário respondido ao final da última fase da prova, bem como apontamentos por eles realizados em seus diários de aulas. As reflexões propiciadas a partir dessa análise possibilitaram compreender os próprios estudantes como sujeitos do processo de avaliação e permitiram analisar criticamente tanto o instrumento quanto a prática avaliativa do professor.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - câmpus Londrina

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela UNESP. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS