Práticas Escolares de Matemática no Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus: desafios para a educadora baiana Martha Dantas

Autores

  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Maria Ângela Miorim Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Palavras-chave:

Práticas Escolares. Livro Didático. Cultura Escolar. História da Educação Matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns aspectos das práticas escolares de Matemática do Instituto Nossa Senhora da Piedade, localizado em Ilhéus, Bahia, no período em que os professores desta instituição de ensino utilizaram a coleção didática intitulada Matemática, entre 1989 e 1998. A experiência dos professores com esta coleção teve início no final de 1989, com o curso de formação ministrado por Martha Dantas, uma das autoras da coleção. Considerando a metodologia da História Oral, produzimos documentos escritos a partir da realização de entrevistas com os professores e com Eliana Costa Nogueira, outra autora da coleção. Compreendendo, com Michel de Certeau, as práticas ou as maneiras de fazer como operações dos usuários aos produtos culturais que lhes são oferecidos ou impostos, interpretamos como os conteúdos matemáticos e as orientações pedagógicas, sugeridos pelos autores da coleção, são postos à leitura dos professores e por eles ressignificados ao considerarem suas experiências e as necessidades que surgiram ao trabalhar essa coleção com seus alunos. Palavras-chave: Práticas Escolares. Cultura Escolar. História Oral. História da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora assistente da área de Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Maria Ângela Miorim, Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1975), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1975) , mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Coordena o Grupo de Pesquisa HIFEM - História, Filosofia e Educação Matemática da FE-UNICAMP, desde a sua criação em 1996. É Professora Doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua nos Cursos de Licenciatura da UNICAMP, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. É Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE-UNICAMP e do CEMPEM Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, e editora da revista Zetetiké (UNICAMP) (0104-4877). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática. Temas de investigação: Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática brasileira e História na Educação Matemática.

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

ARTIGOS