Devir-criança da Matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias

Autores

  • Bianca Santos Chisté Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura
  • Cesar Donizetti Pereira Leite Universidade Estadual Paulista , Campus de Rio Claro
  • Luana Priscila de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Palavras-chave:

Infância. Pesquisa. Imagens. Experiência. Devir-Criança da Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta-se com o propósito de refletir sobre a criança, a infância, a educação e a educação matemática. Ele parte de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola Pública de Educação Infantil em Vilhena – RO, utilizando-se da metodologia de produção de imagens por crianças. O estudo parte da seguinte problemática: o que pode uma pesquisa de produção de imagens com crianças pequenas provocar a matemática, a educação matemática e a pesquisa em educação matemática a pensar? Dessa maneira, procuramos discutir, neste trabalho, a pesquisa e sua relação com a experiência, como movimento de colocarmo-nos à prova, a invenções, a experimentações de sentidos, de sensações, de saberes. Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussão para a educação matemática: que seja mais atenta, que se distinga por uma atitude frente às múltiplas dimensões do aprender e que se configure em um movimento de invenção recíproca e indissociável de si-matemática e do mundo. Palavras-chave: Infância. Pesquisa. Imagens. Experiência. Devir-Criança da Matemática.

Biografia do Autor

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura

Doutora em Educação Matemática. Professora da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, Departamento de Educação. Área de atuação: Infância, educação, educação, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética.

Cesar Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista , Campus de Rio Claro

Livre Docente em Psicologia do Desenvolvimento, Professor Adjunto do Departamento de Educação. Área de atuação: educação matemática, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética e cinema.

Luana Priscila de Oliveira, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação. Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro. Área de atuação: educação, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética e cinema.

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

ARTIGOS