A Influência da Cultura Local no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática numa Comunidade Quilombola

Autores

  • Jailson Gomes dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jonson Ney Dias da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Educação Quilombola. Educação Matemática. Etnomatemática

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem em comunidades quilombolas tem sido bastante discutido ultimamente por conta da recente inclusão da modalidade de Educação Escolar Quilombola, que deve representar um avanço para o processo educacional dessas comunidades, trazendo à tona um modelo próprio de escola que possibilite uma abordagem específica dos saberes a serem ensinados. Dessa forma, este trabalho apresenta resultados obtidos numa pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, sobre uma escola da comunidade quilombola de Santiago do Iguape - BA. Os resultados desta pesquisa apontam a necessidade de uma abordagem efetiva dos saberes matemáticos presentes no contexto de cada grupo cultural, bem como de uma formação docente na perspectiva da Etnomatemática. Portanto, pretende-se contribuir incluindo elementos à discussão sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, ao observar quais relações podem ser estabelecidas entre a vivência dos alunos de determinado grupo cultural e o ensino dessa disciplina.

Biografia do Autor

Jailson Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e Educação Quilombola.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Atualmente, é professor assistente o Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) professor substituto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É lider do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) e membro do Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática (NUPEMM) e do Grupo Colaborativo em Modelagem Matemática (GCMM), ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos EJA.

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS