FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Bárbara Amaral Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rosilaine Cristina da Silva Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p528-549

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Inclusiva, Educação Especial.

Resumo

A formação docente é condição indispensável para a efetivação de uma educação de qualidade para todos. Sendo assim, este estudo objetiva analisar a produção científica nacional relacionada à formação docente para a Educação Inclusiva, a fim de conhecer seus avanços e limitações, contribuindo com as discussões e a produção de novos conhecimentos. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações sobre o tema, defendidas no período de 2004 a 2014, diretamente junto a cada um dos 126 programas de mestrado acadêmico e doutorado em Educação do país. Os resultados mostram que tanto a formação inicial quanto a continuada têm despertado o interesse dos pesquisadores; há uma tendência à generalização no que se refere ao público da Educação Especial; a formação dos professores especialistas tem sido pouco investigada, possivelmente, em decorrência da “crise de identidade” (KASSAR, 2014) que se instalou a partir da dicotomia generalidade x especialidade. Desse modo, são necessárias novas investigações sobre a formação requerida pela Educação Inclusiva, tanto para professores de sala regular quanto de salas de recursos multifuncionais, visando a superação dos conflitos ideológicos em favor da concretização de uma educação que é para todos, mas que respeita a individualidade de cada um. Palavras-chave: Formação docente. Educação Inclusiva. Educação Especial.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre e doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília. Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.

Publicado

2016-12-12

Como Citar

MARTINS, B. A.; DA SILVA, R. C. FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 53, p. 528–549, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n53.p528-549. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10197. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos