Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos

Autores

  • Eliane Aparecida Bacocina UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro

Palavras-chave:

leitura de mundo, Educação de Jovens e Adultos, trabalho, transformação

Resumo

Apresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Bacocina, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro

Mestre em Educação pelo Instituto de Biociências – Departamento de Educação – UNESP – Rio Claro e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Linguagens – Experiência – Formação (CNPq), Linha de Pesquisa: Linguagens: Práticas Culturais e Formação

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

BACOCINA, E. A. Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 121, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)