AS HISTÓRIAS DE VIDA NA PROFISSÃO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ITINERÂNCIAS FORMATIVAS E O AUTOCONHECIMENTO

Autores

  • Liane Cristina Figueredo Soares Instituto Superior de Educação Ocidemnte
  • Cecília Maria de Alencar Menezes Instituto Superior de Educação Ocidemnte
  • Jane Luci Ornelas Freire Instituto Superior de Educação Ocidemnte

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p428-444

Palavras-chave:

Método (auto)biográfico, histórias de vida, educação, formação docente, educador.

Resumo

A crescente abordagem ao método (auto)biográfico, ou histórias de vida, se deve ao surgimento do interesse pela subjetividade inerente ao exercício da função de professor. Portanto, no que tange à trajetória formativa, a variedade de estudos e de publicações sobre a vida dos professores e as trajetórias de formação, com base na utilização de biografias, revela-se de importante valor, pois favorece recolocar os professores como tema central do debate sobre as pesquisas educacionais. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, o presente artigo suscita a seguinte reflexão: qual é, efetivamente, a importância da abordagem das histórias de vida para a formação de professores e para as pesquisas em história da educação? Busca-se, portanto, discutir essa questão apontando que o uso da abordagem das histórias de vida como metodologia privilegia a coleta de informações contidas na vida pessoal, não se tratando de mera descrição de fatos, mas um esforço de reconstrução da memória, atribuindo novos sentidos. E, por fim, constatar que não é possível falar de educação sem aprofundar questões relativas aos sujeitos desse processo, que a fizeram e pensaram, bem como a realidade educacional que viveram, e, assim, contribuir de modo significativo com pesquisas no âmbito da educação. Quem a fez e a pensou, a realidade educacional que eles viveram, e assim, contribuir de modo significativo para pesquisas em educação. Palavras-chave: Método (auto)biográfico. Histórias de vida. Educação. Formação docente. Educador.

Biografia do Autor

Liane Cristina Figueredo Soares, Instituto Superior de Educação Ocidemnte

Departamento de Educação

Cecília Maria de Alencar Menezes, Instituto Superior de Educação Ocidemnte

Departamento de Educação

Jane Luci Ornelas Freire, Instituto Superior de Educação Ocidemnte

Departamento de Educação

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-12

Como Citar

SOARES, L. C. F.; MENEZES, C. M. de A.; FREIRE, J. L. O. AS HISTÓRIAS DE VIDA NA PROFISSÃO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ITINERÂNCIAS FORMATIVAS E O AUTOCONHECIMENTO. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 53, p. 428–444, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n53.p428-444. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10862. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos