PROBLEMA TAHÂNICO DE LOBATO: LITERATURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Literatura, Matemática, Ensino de Matemática, Formação de professores

Resumo

No artigo os autores trouxeram estudos acerca da Literatura no ensino de Matemática. Os textos literários Aritmética da Emília (1942) e O Homem que Calculava (1938) se configuram como documentos históricos, e então a análise desse estudo fundamenta-se na intertextualidade entre esses diferentes documentos, na tentativa de evidenciar suas similaridades. Através dos dados encontrados nas similaridades entre esses textos e com base nas experiências vivenciadas no uso de textos literários em sala de aula o estudo objetiva mostrar a importância da utilização da Literatura no ensino de Matemática. Para tanto, a análise observou como se deu a citação de Malba Tahan por parte de Lobato no livro Aritmética da Emília e como essa citação se assemelha com as estórias do livro O homem que Calculava.Assim, se faz importante a introdução desses textos na formação de professores, a fim de que o professor em formação tenha contato com a literatura e isso auxilie na criação de hábitos de leitura, pesquisa e a familiaridade com a produção de atividades matemáticas envolvendo os textos literários, proporcionando possibilidades de compor com a Matemática e os textos.

Biografia do Autor

Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva, Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro

Atualmente é Mestranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus Rio Claro.

Adriel Gonçalves Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -DMAT/UFRN. Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, 2015) e pós-doutorado pela Universidade São Francisco (2017), Itatiba-SP, na área de Educação.  Endereço eletrônico para contato: adrielgoliver@gmail.com

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. Prefácio à edição francesa Tzevetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas - Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BORGES, V. R. História e Literatura: Algumas Considerações. Goiás: Revista de Teoria da História, ano 1, n. 3, jun. 2010.

DARNTON, R. O Grande Massacre de Gatos: e Outros Episódios da História Cultural Francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

DELEUZE, G. Foucault. Editora Brasiliense. 1988.

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO; C. A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática, Matemática para ler o texto. In:LOPES, C. A. E.; NACARATO, A. M. (org). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. p. 63-74.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

GALLO, S. A escola: lugar de formação?.In:Educação, Culturas, Políticas e Práticas Educacionais e suas relações com a Pesquisa. Organizado por Giovana Scareli. Porto Alegre: Sulina, 2015.

KAFKA, F. Um Médico Rural. São Paulo. Cia das Letras, 1999.

GINZBURG, C. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Cia das Letras, 2002. 192 p.

LIMA, L. C. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

LOBATO, J. B. R. M. Aritmética da Emília. Ilustrações de Belmonte. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

LOBATO, J. B. R. M. Arimética da Emília. 3 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

LOBATO, J. B. R. M. Aritmética da Emília. Ilustrações Osnei e Hector Gomez. Ed. Comentada. São Paulo: Globo, 2009.

LOBATO, J. B. R. M. O macaco que se fez homem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008.

MORAIS, C. R. S. Registros do acervo de Júlio César de Mello e Souza: rede de contatos em fundos de documentação pessoal. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.

OLIVEIRA, A. G. Memórias das Aritméticas da Emília: o ensino de aritmética entre 1920 e 1940. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

OLIVEIRA, G. M. Osprincípios cosmológicos de Filolau e a música. 2010. 101f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. Tradução de Mônica Costa Neto. São Paulo: EXO experimental org./Editora 34, 2012. 72 p.

ROEDEL, T. A Importância da Leitura e da Literatura no Ensino da Matemática. In:ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curtitiba. Anais[...]. Curitiba:UFPR, 2016.

ROUSSEAU, J, J. Emílio ou da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. 3.ed: São Paulo. Martins Fontes, 2004. p. 711.

SILVA, R. C. G. C.; MELITO, A.; BRITO, A. J. Ensino das arábias: A Literatura e o Teatro como recursos didáticos. In:ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC), SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DO PIBID, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2016, p. 1-3.

SMOLE, K. C. S.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Matemática e literatura infantil. 2. ed. Belo Horizonte: Lê, 1997.

SOUZA, A. P. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Articulação entre literatura infantil e matemática: intervenções docentes. BOLEMA: boletim de educação matemática, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 955-975, dez. 2010

SOUZA, A. P. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática. Educação e Pesquisa, v.39, n. 4, p. 859-874, dez. 2013.

TAHAN, M. O Homem que Calculava. 43. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996, 224 p.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 528 p. 1998.

Publicado
2019-12-19