Formas Renovadas de Privatização da Educação no Brasil: o trabalho voluntário e a responsabilidade social da empresa (RSE).

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza Unioeste

Palavras-chave:

Trabalho voluntário e educação, público e privado na educação, responsabilidade social da empresa e educação.

Resumo

O presente texto aborda pesquisa conceitual realizada, a qual teve como objeto o trabalho voluntário na educação, quando ligado às ações denominadas de Responsabilidade Social da Empresa (RSE). Pode-se afirmar que tais ações se enquadram como formas renovadas de privatização da educação, pela via da precarização de sua oferta e manutenção pelo poder público, e que corresponde ao estímulo a que cada voluntário contribua para a manutenção dessa atividade (a educação), legitimando-se cada dia mais a idéia de que o poder público não pode arcar sozinho com a totalidade dessa responsabilidade. Conclui-se portanto que essa nova forma de privatização se dá de maneira indireta, já que o poder público não abandona formalmente a responsabilidade para com o financiamento e a manutenção do sistema público de educação, mas há um compartilhamento dessas responsabilidades com os cidadãos, na condição de voluntários, pois grande parte das ações e doações efetuadas por força das ações de RSE não implicam em investimentos realizados pela própria empresa, mas são decorrentes da mobilização ou doação direta dos funcionários/voluntários.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida de Souza, Unioeste

Doutora em Educação pela USP, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)-Campus de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2009-08-28

Como Citar

SOUZA, S. A. de. Formas Renovadas de Privatização da Educação no Brasil: o trabalho voluntário e a responsabilidade social da empresa (RSE). Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 32, p. 73, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2598. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)