A Educação Estatística na Educação de Jovens e Adultos: a inclusão em atividades letradas

Autores

  • Keli Cristina Conti UNICAMP
  • Dione Lucchesi de Carvalho UNICAMP

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Letramento Estatístico, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo trata do aprofundamento da análise de uma parte do trabalho de campo da pesquisa de mestrado cujo foco de estudo foi o ensino e a aprendizagem de Estatística por alunos jovens e adultos de uma 7.ª série do Ensino Fundamental. A escolha do episódio se deu por avaliarmos que é exemplar para destacar a importância do desenvolvimento de um projeto chamado “estatístico” para a inserção destes estudantes em atividades letradas. Demos destaque ao letramento estatístico estabelecendo interlocução com educadores estatísticos que trabalham nesta perspectiva. Trouxemos também autores que têm embasado nosso aporte teórico-metodológico para as ações de pesquisa. Além disso, vale destacar a contribuição vygotskiana para a compreensão da mediação da professora nas aulas de Matemática nas quais se estava abordando Estatística. É possível afirmar que a produção dos alunos foi além do conhecimento de Matemática e de Estatística e cumpriu o que pretendíamos com relação ao protagonismo daqueles estudantes jovens e adultos e a sua inclusão em atividades letradas.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, UNICAMP

Mestre em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Teve sua pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Possui graduação em Normal Superior pelo Centro Universitário Herminio Ometto (2004) e Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas de Amparo (1999). Membro do grupo PRAPEM (Pratica Pedagógica em Matemática) e do GdS (Grupo de Sábado) ambos da Unicamp.

Dione Lucchesi de Carvalho, UNICAMP

Possui graduação em Liceanciatura e Bacheralado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educacao estatística, educação de jovens e adultos, pratica pedagogica e pesquisa em educação matemática.

Downloads

Como Citar

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. de. A Educação Estatística na Educação de Jovens e Adultos: a inclusão em atividades letradas. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 33, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3243. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos