De objetos a sujeitos de pesquisa: contribuições da Sociologia da Infância ao desenvolvimento de uma etnografia da educação de crianças caiçaras

Autores

  • Bárbara Elisa Pereira Universidade de São Paulo
  • Maria Leticia Pedrozo Nascimento Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Pesquisa etnográfica, Sociologia da infância, Crianças caiçaras.

Resumo

Uma pesquisa etnográfica com crianças exige a precisão da descrição densa dos fatos observados, tal como as que envolvem outros grupos sociais. Pesquisas com crianças, entretanto, são recentes, principalmente pela presença da preposição com, que significa reconhecê-las como atores sociais e incluí-las como participantes ativas no processo de pesquisa, possibilidades abertas pelo campo da sociologia da infância. Ao se adotar esta perspectiva, procura-se o desenvolvimento de uma postura diferenciada no campo de pesquisa, a de adulto atípico (CORSARO, 1990, 2002, 2005; FERREIRA, 2008), a fim de um aprofundamento nas culturas das crianças, ao mesmo tempo em que se investigam as significações mais próximas de sua visão de mundo. Os conceitos teórico-metodológicos desenvolvidos pelos estudos da sociologia da infância, suas relações com os estudos da antropologia, e a pesquisa etnográfica, em andamento, com crianças caiçaras, constituem a base deste texto, cujo objetivo é refletir sobre a entrada no campo e a posição do adulto nas pesquisas com crianças.

Biografia do Autor

Bárbara Elisa Pereira, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestranda pelo curso de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues, com a pesquisa intitulada "Crianças Caiçaras e a Natureza: Relações e Perspectivas", com financiamento da FAPESP.

Maria Leticia Pedrozo Nascimento, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche e sociologia da infância .

Downloads

Publicado

2011-08-19

Como Citar

PEREIRA, B. E.; NASCIMENTO, M. L. P. De objetos a sujeitos de pesquisa: contribuições da Sociologia da Infância ao desenvolvimento de uma etnografia da educação de crianças caiçaras. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 21, n. 36, p. 138–156, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3709. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos