A Nova Filantropia Capitalista e a Intensificação do Trabalho Docente - reflexões sobre o voluntariado empresarial

Autores

  • Maria Vieira Silva UFU
  • Aline Barbosa de Miranda USP
  • Paulo Vinicius Lamana Diniz UFU

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Trabalho Voluntário. Filantropia Empresarial.

Resumo

O texto sintetiza resultados de pesquisas dos autores sobre os novos formatos da filantropia capitalista por meio do trabalho voluntário. Coloca em relevo, especificamente, práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das empresas com “responsabilidade social” consolidando uma nova modalidade de trabalho docente. A partir dos discursos dos gestores da empresa e dos docentes voluntários as análises problematizam os paradoxos, contradições e ambigüidades presentes nas ações voluntárias, apreendendo os processos de intensificação laboral presente no conjunto dos mecanismos da administração capitalista, os quais incidem sobre as dimensões subjetivas do trabalhador e nas dimensões objetivas de ampliação do capital.

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, UFU

Professora D. E. 40 H - Associado I, da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas contemporâneas, reformas educacionais, terceiro setor, trabalho docente e políticas curriculares.

Aline Barbosa de Miranda, USP

Estudante de pós-graduação - USP

Paulo Vinicius Lamana Diniz, UFU

Mestre em educação.

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

SILVA, M. V.; MIRANDA, A. B. de; DINIZ, P. V. L. A Nova Filantropia Capitalista e a Intensificação do Trabalho Docente - reflexões sobre o voluntariado empresarial. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 39, p. 80–98, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4348. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos