Universidade e formação de educadores ambientais críticos

Autores

  • Jéssica Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Aline Lima Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Edileuza Dias Queiroz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p90-105

Palavras-chave:

Formação de Educadores, Educação Ambiental, Universidade.

Resumo

Como resultado de três pesquisas de mestrado concluídas, discutiu-se acerca da Formação de Educadores Ambientais sob o viés crítico, compreendendo-a como um mecanismo de superação do modelo de sociedade vigente. Com a gravidade dos problemas socioambientais, na tentativa de sua manutenção, naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores surgem sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais. Porém, entende-se ser possível infiltrar, por entre as brechas existentes, uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora que questione e lute por qualidade de vida e justiça socioambiental. Fundamentado em textos de autores do campo, neste artigo, intenciona-se, por conseguinte, refletir sobre a formação do educador ambiental crítico e sobre a incorporação dessa dimensão na Universidade. Embora um importante espaço social para reflexão, formação e difusão de novos conhecimentos acerca da educação, a Universidade insere a dimensão ambiental de modo reduzido nas licenciaturas.

Biografia do Autor

Jéssica Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa CAPES. Integra o Grupo de pesquisa Representação, Imaginário e Educação, da UFF, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ

Aline Lima Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe, do Projeto Sala Verde, na UFS, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ. É Tutora do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania (SEA-SEAM/UERJ), no Polo São Gonçalo-RJ, e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFLA (EAD-UFLA).

Edileuza Dias Queiroz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integrante Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ. É bolsista da Fundação CECIERJ, onde participa da elaboração do currículo mínimo para o Curso de Formação de Professores (modalidade Normal).

Downloads

Publicado

2013-04-12

Como Citar

RODRIGUES, J. N.; OLIVEIRA, A. L.; QUEIROZ, E. D. Universidade e formação de educadores ambientais críticos. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 90–105, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p90-105. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6261. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos