Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural

Autores

  • Iolene Mesquita Lobato UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Cléria Neri dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n43.p93-107

Palavras-chave:

Educação Integral. Novos Saberes. Cultura Local.

Resumo

O presente artigo lança o olhar sobre a realidade escolar de tempo integral no município da zona rural de Iaciara/GO. A investigação percorre o cotidiano escolar e tem como objetivo analisar de que maneira a referida instituição planeja suas atividades (regulares e complementares/oficinas), e se as mesmas são articuladas com as manifestações culturais locais. Os métodos utilizados para a coleta de dados junto aos professores, monitores, pais, gestores e alunos, da instituição, são de natureza qualitativa, como entrevista e aplicação de questionário. Buscam-se as concepções de educação integral e as possibilidades de espaços educativos localizados na área rural. Ao final, percebe-se que os sujeitos participantes reconhecem a ampliação da jornada escolar como importante para o processo de ensino-aprendizagem e que a realidade cultural da região que deve ser contemplada no cotidiano escolar. A investigação revelou a deficiência na formação continuada dos educadores e, consequentemente, certa resistência de vislumbrar no espaço rural, outras possibilidades de espaços educativos.

Biografia do Autor

Iolene Mesquita Lobato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

graduação em ciências sociais, especialista em história cultural, mestrado em antropologia social, aluna especial do doutorado em sociologia/UFG. Atualmente coordenadora de tutoria do curso de extensão em educação integral/CEPAE/UFG

Cléria Neri dos Santos, Universidade Federal de Goiás

graduada em pedagogia e aluna do curso de especialização em metodologia do ensino fundamental/UFG

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

LOBATO, I. M.; SANTOS, C. N. dos. Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 43, p. 93–107, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n43.p93-107. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6370. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos