Educação sexual e sexualidade, intuição e sensibilidade: referências para práticas pedagógicas de professores na Educação Básica

Autores

  • Vera Márcia Marques Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n45.p40-56

Palavras-chave:

Educação sexual e sexualidade. Práticas pedagógicas. Intuição e sensibilidade. Formação de professores. Educação Básica.

Resumo

Este artigo é um recorte da sistematização da pesquisa de doutoramento intitulada “Pontes que se estabelecem em educação sexual: um diálogo sobre formação continuada e práticas pedagógicas de professores e professoras no Brasil e em Portugal”. Apresenta-se aqui o discurso recorrente de que “a intuição e a sensibilidade” referenciam práticas pedagógicas de professores/as no que se refere às manifestações da sexualidade em espaços escolares. O discurso que deu origem a tese que motivou a referida pesquisa, é proveniente da fala de professores e professoras de diferentes municípios do Estado de Santa Catarina/Brasil, a partir dos espaços de formação inicial no curso de Pedagogia na modalidade a distância, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde tinha-se um corpo discente constituído por docentes que a época cursavam o ensino superior. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, onde pode-se perceber que a sensibilidade e a intuição não substitui o conhecimento e a formação, mas podem ser elementos importantes para um fazer pedagógico cuidadoso no que se refere as questões que envolvem a sexualidade no processo educativo.

Biografia do Autor

Vera Márcia Marques Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Centro de Educação a Distância (CEAD)/Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-04-09

Como Citar

SANTOS, V. M. M. Educação sexual e sexualidade, intuição e sensibilidade: referências para práticas pedagógicas de professores na Educação Básica. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 45, p. 40–56, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n45.p40-56. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7396. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos