Educação Infantil e Família: uma parceria necessária

Autores

  • Neide Barbosa Saisi Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (PUC/SP)

Palavras-chave:

Educação Infantil, Família, Projeto Pedagógico.

Resumo

A pesquisa realizada em uma institutição pública de Educação Infantil de São Paulo visou identificar a natureza da interação entre a família e a escola e como esta se apropria, em seu projeto pedagógico, das informações que aquela oferece, para beneficiar a criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com instrumentos de observação, entrevista individual e coletiva, análise documental e questionários para professores e pais. Para interpretar os dados obtidos, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a relação família-instituição de educação infantil, para os pais, centra-se na instituição educacional: é ela que detém informações sobre a criança e, portanto, deve esclarecer dúvidas e orientá-los. É ela detentora de um saber que a família não possui e, como tal, é autoridade. Essa visão é compartilhada pelos educadores. Não há um movimento para incorporar em seu projeto pedagógico as informações provenientes da família, de modo a se construir e se reconstruir continuamente em bases concretas a partir de seu contexto social.

Biografia do Autor

Neide Barbosa Saisi, Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (PUC/SP)

Professora Titular de Psicologia da Educação no Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (PUC/SP)

Downloads

Publicado

2009-11-12

Como Citar

SAISI, N. B. Educação Infantil e Família: uma parceria necessária. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 34, p. 65, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2934. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos