FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: EVIDÊNCIAS DE PRATICISMO EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p26-46

Palavras-chave:

Formação Continuada. Professor-Alfabetizador. PNAIC

Resumo

Parte da pesquisa cujo foco foi investigar a formação continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, implantado em 2012 como acordo formal entre os governos federal, estaduais e municipais objetivando a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o presente artigo busca discutir pontos destacados por professores participantes sobre a formação vivenciada. Delimitado na perspectiva qualitativa, a pesquisa se pautou na análise dos documentos oficiais que orientam o PNAIC, no material de apoio utilizado para o processo de formação e em entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras da rede municipal de uma cidade sul mineira que participaram da formação entre os anos de 2013 e 2016. Ainda que a pesquisa tenha evidenciado outras questões, objetivamos neste artigo discutir a forte marca de praticismo observada na fala dos entrevistados, evidenciando que, no processo de formação, e diferente do que anuncia a proposta oficial, a prática foi priorizada em detrimento da teoria, privilegiando atividades voltadas ao “como fazer” e ao estudo de exemplos em prejuízo da possibilidade de momentos de reflexão que permitissem tanto a ampliação de conhecimentos por parte dos professores, quanto o revisitar da própria prática a partir do debate de concepções. Palavras-chave: Formação Continuada. Praticismo. PNAIC.

Biografia do Autor

Cristiano José Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Professor. Graduado em Letras. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Educação.

Luana Costa Almeida, Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes

É doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2014), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, ambos com financiamento da FAPESP; mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008) pela Unicamp e graduada em Pedagogia (2004) pela Unicamp. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole-CEM/Cebrap, com financiamento da FAPESP (2014/2015). Atualmente, atua como Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás, é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos-LOED da Faculdade de Educação da Unicamp, em projeto financiado pelo Observatório da Educação-CAPES e participa do Comitê Editorial da revista Educação & Sociedade.

Publicado

2019-04-02

Como Citar

OLIVEIRA, C. J.; ALMEIDA, L. C. FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: EVIDÊNCIAS DE PRATICISMO EM DEBATE. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 26–46, 2019. DOI: 10.18675/1981-8106.vol29.n60.p26-46. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12474. Acesso em: 29 mar. 2024.