Arquivo Pessoal: os guardados de uma professora contando histórias

Autores

  • Antonia Simone Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Unidade Carangola e Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p126-141

Palavras-chave:

arquivo pessoal, escrita autobiográfica, arquivo de professora

Resumo

O trabalho com arquivos pessoais de professoras vem ampliando as formas de se perceber trajetórias profissionais e permite uma visibilidade das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. O objetivo desse texto é entender como ao desvelar o arquivo pessoal de Djanira Vaz Pereira, professora/ex-diretora da Escola Estadual Melo Viana, dentre os documentos, escritas pessoais, fotografias e uma série de registros no que diz respeito à sua trajetória profissional, compreende-se as relações da escola que vão além da sala de aula e abrem-se possibilidades para que as práticas pedagógicas adotadas nas escolas públicas de Minas Gerais nos meados do século XX sejam revisitadas. A guarda de documentos sugere mais do que uma preocupação sistemática com a preservação do passado escolar, aparece um esforço em dar um sentido a esse material constitutivo do eu, que tem na interlocução entre construção da auto-imagem e cenas do cotidiano profissional. O estudo leva-nos a projetar nosso olhar sobre o lugar e a importância em se trabalhar com arquivo pessoal de professoras comuns que fazem de seus guardados um legado para se entender a educação.

Biografia do Autor

Antonia Simone Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Unidade Carangola e Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Carangola\MG. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), realizando Pós Doutorado integrado à Linha Infância, Juventude e Educação e ao NEIPE, sob a coordenação da Prof. Drª Vera Maria Ramos de Vasconcellos, com pesquisa acerca da educação na primeira infância e políticas públicas na educação infantil. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1985); doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2008), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (2002). Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural pela Faculdade Metodista Granbery (2009).

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

GOMES, A. S. Arquivo Pessoal: os guardados de uma professora contando histórias. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 51, p. 126–141, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n51.p126-141. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9435. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos