A TERRITORIALIZAÇÃO DO MONOPÓLIO CAPITALISTA CANAVIEIRO EM GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Fernando Uhlmann Soares Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás
  • Valdir Specian Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v17i(ESP).14264

Resumo

Objetivou-se com a presente pesquisa analisar a expansão canavieira em Goiás, Brasil. Apresenta-se, assim, a recente disputa entre os processos de monopolização graneleira do território e o de territorialização do capitalismo monopolista canavieiro nos territórios do Cerrado goiano. A metodologia baseou-se no levantamento de dados e informações qualitativas e quantitativas, foram elaborados mapas sobre o avanço das áreas de cultivo canavieiro, bem como instalação de usinas e produção sucroenergética. Os resultados revelam a monopolização do território no processo produtivo graneleiro vigente e a disputa com a territorialização do monopólio canavieiro.

Biografia do Autor

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

Professor na Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Valdir Specian, Universidade Estadual de Goiás

Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí.

Downloads

Publicado

2019-07-27