ANÁLISE GEOAMBIENTAL APLICADA À BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DE POÇOS, POÇOS DE CALDAS (MG)

Autores

  • Fábio Albers Justino Graduando em Engenharia Ambiental pela Unifal.
  • Diego de Souza Sardinha Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.13990

Resumo

O presente trabalho realizou a análise geoambiental do Ribeirão de Poços em Poços de Caldas (MG). A rede de drenagem é de 20,05 km com uma densidade de drenagem de 1,67 km/km2. O córrego do Parque é o que apresenta maiores mudanças quanto à geometria, as larguras variam de 3,67 m a 2,35 m, enquanto a profundidade de 0,21 m a 0,03 m. Os parâmetros de qualidade da água se elevam após a área urbana, assim como a vazão. Ao contrário das concentrações de oxigênio dissolvido onde os valores, na maioria dos pontos amostrados, encontram-se abaixo do permitido pela legislação vigente de 5,0 mg/L. A quantidade de sólidos totais dissolvidos e suspensos removidos anualmente correspondem a 7357,27 t/ano. Com isso, sugere-se um plano efetivo de controle, monitoramento e fiscalização ambiental para a bacia estudada.

Biografia do Autor

Fábio Albers Justino, Graduando em Engenharia Ambiental pela Unifal.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Oswaldo Cruz - Leme SP(2012). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos.

Diego de Souza Sardinha, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Geologia Regional. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) ministrando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental. Lotado no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de Poços de Caldas (MG) onde desenvolve pesquisa com ênfase em processos geoquímicos que ocorrem na superfície da litosfera, atuando principalmente em hidrogeoquímica de bacias hidrográficas. Trabalha em estudos de intemperismo, erosão, aportes atmosféricos e poluição geogênica/antropogênica, principalmente os relacionados a bacias de drenagem como unidade de estudo.

Downloads

Publicado

2019-08-03

Edição

Seção

Artigos