INVENTÁRIO E QUANTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA, SÃO PAULO

Autores

  • Karlla Emmanuelle Cunha ARRUDA Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562 - Térreo - Bloco D - Sala 11 CEP: 05508-080 - Butantã - São Paulo, SP, São Paulo – SP.
  • Maria da Glória Motta GARCIA Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562 - Térreo - Bloco D - Sala 11 CEP: 05508-080 - Butantã - São Paulo, SP, São Paulo – SP.
  • Eliane Aparecida DEL LAMA niversidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562 - Térreo - Bloco D - Sala 11 CEP: 05508-080 - Butantã - São Paulo, SP, São Paulo – SP.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.11340

Palavras-chave:

Caraguatatuba, Inventário, Patrimônio Geológico, Quantificação

Resumo

O município de Caraguatatuba apresenta uma rica geodiversidade relacionada à amalgamação e fragmentação do Supercontinente Gondwana. A ausência de estudos geológicos detalhados, associada à falta de informação e à ameaça da urbanização desordenada justifica a necessidade de um inventário do patrimônio geológico do município. A partir de pesquisa bibliográfica e trabalhos de campo foram definidos sete geossítios: Praia Brava, Megaboudin da Lagoa Azul, Milonitos da Tabatinga-Ilha do Tamanduá, Milonitos e Cataclasitos da Estrada da Petrobras, Morro do Santo Antônio, Geoformas de Caraguatatuba e Registros da Catástrofe. A quantificação forneceu as pontuações para valor científico, potencial para uso educacional e turístico e para risco de degradação. A partir dos resultados, conclui-se que os geossítios com elementos geomorfológicos apresentaram pontuações mais altas para pontencial de uso educacional e turístico. O geossítio Morro do Santo Antônio obteve a maior pontuação em valor científico e risco de degradação. Os dados obtidos neste trabalho são parte de um projeto maior que abrange o inventário do patrimônio geológico da região costeira do estado de São Paulo e base de um projeto que visa aplicar o geoturismo no litoral norte. Os dados serão utilizados como ferramenta de auxílio para gestão territorial e implementação de estratégias de geoconservação.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos