MODELO DE SUSCETIBILIDADE À EROSÃO APLICADO AO GERENCIAMENTO DE LINHAS FÉRREAS. ESTUDO DE CASO: MALHA PAULISTA – SP (BACIA DO TIETÊ – SOROCABA)

  • Natália Costa SOUZA Universidade Federal de São Carlos
  • José Augusto LOLLO Universidade Estadual Paulista
  • Gerson Salviano ALMEIDA FILHO Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Palavras-chave: Erosão, Linhas Férreas, Geotecnologias, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Análise Hierárquica de Pesos

Resumo

A ocorrência de eventos erosivos acelerados associados à implantação de sistemas de transportes é um dos principais problemas socioambientais enfrentados pelas concessionárias brasileiras. Em geral, na literatura, os estudos relativos às análises de dinâmica de desenvolvimento e à ocorrência de processos erosivos estão inseridos em abordagens ambientais teórico-metodológicas consagradas nas áreas de Geociências e Engenharias. Em diversas áreas do conhecimento e nas mais variadas abordagens capazes de subsidiar processos de análise, monitoramento e controle de riscos ambientais, técnicas estatísticas de análises multivariadas de dados associadas à utilização de sistemas de informações geográficas (SIG) têm sido ferramentas amplamente utilizadas. Nesse contexto, a pesquisa propõe a combinação do uso de geotecnologias e Análise Multivariada de Dados (Análise Hierárquica de Pesos - AHP) para análise dos níveis de suscetibilidade à erosão no terreno que corresponde ao entorno da linha férrea Malha Paulista, uma das principais ferrovias do país. O modelo gerado foi testado a partir de dados produzidos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Os resultados fornecem a leitura das características ambientais do terreno selecionadas para composição do indicador e a análise da quantificação das áreas classificadas em níveis de suscetibilidade.

Biografia do Autor

Natália Costa SOUZA, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana

José Augusto LOLLO, Universidade Estadual Paulista

Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana

Publicado
2019-08-20