RECONHECIMENTO DA TECTÔNICA MESOZÓICA-CENOZÓICA NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARANÁ ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE TRAÇOS DE FISSÃO EM APATITAS NO DOMO DE PITANGA (SUDOESTE DE RIO CLARO, SP)

Autores

  • Daniel Françoso de Godoy Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP/Campus de Rio Claro
  • Peter Christian Hackspacher Departamento de Petrologia e Metalogenia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP/Campus de Rio Claro
  • Sandro Guedes Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade de Campinas (UNICAMP).
  • Julio Cesar Hadler Neto Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade de Campinas (UNICAMP).

Palavras-chave:

Bacia do Paraná, Domo de Pitanga, alinhamentos estruturais, traços de fissão em apatitas, apatita sedimentar

Resumo

A tectônica Mesozóica-Cenozóica na borda leste da Bacia do Paraná foi interpretada com base no estudo geocronológico de uma importante feição estrutural conhecida como Domo de Pitanga (sudoeste de Rio Claro, SP), que, como outras estruturas do mesmo tipo presentes na borda da bacia, coincide com grandes alinhamentos estruturais formados pela reativação de estruturas preexistentes no seu embasamento. O método utilizado foi o de datação por análise de traços de fissão em apatitas, o qual permite a modelagem térmica entre 120oC e a temperatura ambiente. Utilizando apatitas de rochas sedimentares, foi possível a modelagem da história térmica da área, graças à homogeneidade dos dados que cada amostra apresentou em função do aquecimento no Eocretáceo pelo magmatismo Serra Geral. Além do resfriamento posterior ao magmatismo marcado pelas idades (Eocretáceo), foram detectadas as principais épocas de resfriamento na área de estudo, sendo elas do Neocretáceo, Paleoceno e, com menor importância, do Mioceno. Estes períodos remontam a importantes eventos tectônicos ocorridos no Sudeste brasileiro, bem descritos no embasamento cristalino. Fica clara a influência desta tectônica de caráter ascensional do embasamento adjacente no interior da bacia, atuando na formação de estruturas, como é o caso do Domo de Pitanga.

Biografia do Autor

Daniel Françoso de Godoy, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP/Campus de Rio Claro

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4064167617597951

Peter Christian Hackspacher, Departamento de Petrologia e Metalogenia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP/Campus de Rio Claro

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1040135935908734

Julio Cesar Hadler Neto, Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade de Campinas (UNICAMP).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3561249104649341

Downloads

Publicado

2007-01-29

Edição

Seção

Artigos