SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE.

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes Universidade do estado do Amapá
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n2.p127-140

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores da Escola Estadual Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a educação ambiental numa vertente holística. Utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal, verificando que a maioria dos docentes é jovem, solteiro e tem ensino superior completo e, destes, 10% têm pós-graduação lato sensu, e, por esta razão, a maioria dos informantes atua no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Embora a maioria apresente uma percepção romântica/naturalista de meio ambiente, contudo, demonstra conhecer os principais problemas ambientais locais, significando que, apesar de os professores terem uma visão fragmentada de meio ambiente, estão atentos ao cotidiano do alunado.

Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do estado do Amapá

Desenvolveu atividades de pesquisa junto ao Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Gestão escolar, educação do campo, zoneamento ecológico econômico e de Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarino, atuando na Zona Costeira Amazônica. Desenvolveu atividades de pesquisa no Instituto de Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado do Amapá. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE). Além disso, orienta iniciação cientifica, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá

Luiza Nakayama, Universidade Federal do Pará

Sou Professora Titular da Universidade Federal do Pará e Coordenadora Adjunta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID ? CAPES). Membro da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Chefe do Laboratório de Biologia de Organismos Aquáticos (LABIO); fundei e coordeno a Sala Verde POROROCA Espaço Interativo Socioambiental Paulo Freire, convênio MMA/UFPA, registrado na UFPA (Portaria 16/2007/CCB) e no CNPq, como Grupo de Pesquisa e na PROEX-UFPA, como Programa Sala Verde Pororoca, com quatro subprojetos em andamento, dentre eles o EACINE (eacine.webnode.com/sobre-nos/). Estou vinculada a três pós-graduações stricto sensu: no Programa de Pós graduação em Educação Básica (PPGEB), área: formação de professores em Educação Básica, Educação Ambiental e Educação Especial; no PPG Educação (PPGED) na área: de formação de professores, de Educação Ambiental e de Educação Indígena e no PPG Ciências e Matemáticas (PPGEMCI) na área de Ensino de Ciências e Educação Ambiental e Educação Especial. Possuo, no presente momento, 2 bolsistas de graduação PIBIC-CNPq, 2 Navega Saberes e 1 PIBEX, além de alunos de graduação (Biologia, Pedagogia, Oceanografia e Engenharia Sanitária e Ambiental) em estágio rotatório e iniciação científica da UFPA. Tenho a seguinte produção científica: 1) 49 artigos em revista regionais, nacionais e internacionais indexadas; 2) 2 artigos publicados em magazine (Revista Científica do Clube de Ciências da UFPA) e 1 artigo no The Field Museum, guide 633; 3) 1 organização de livro; 4) 4 capítulos de livro; 5) 2 artigo aceitos para serem publicados em 2016; 6) 273 trabalhos em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais; 7) orientação/defesa de 4 monografia de especialização, de 18 dissertações de mestrado e de 5 tese de doutorado; 8) orientação e conclusão de 135 alunos de iniciação científica (entre estágio rotatório I e II, TCC, bolsistas PIBIC UFPA, PIBIC FADESPA, PIBIC CNPq, PIBEX, Navega Saberes, Programa Jovens Talentos para a Ciência e Sem Fronteiras), TCC e PIBIC JR e 9) Atualmente oriento um doutorado, dois Navega Saberes, um PIBEX e dois PIBIC CNPq.

Downloads

Publicado

2018-02-24

Edição

Seção

Artigos