Educação, Movimentos Sociais e Mulheres: Redes de Articulação e Resistência

  • Philippe Pomier Layrargues
  • Cleonice Puggian Univer do Est do Rio de Janeiro
  • Anne Kassiadou Menezes

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos trabalhos apresentados no Grupo de Discussão de Pesquisa Educação Ambiental e Movimentos Sociais, que ocorreu durante o X Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, realizado em Sergipe, em agosto de 2019. Foram analisados seis artigos submetidos para apresentação, assim como o registro de dois diálogos presenciais que ocorreram durante o evento. Cinco estados brasileiros estiveram representados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com participantes provenientes de seis instituições: UNIRIO, UFES, Instituto Sapê do Norte, UFJF, UFMT e UFS. Identificamos sete temáticas emergentes que foram abordadas pelos autores: territórios, feminismos e ecofeminimos, racismo ambiental, conflitos ambientais, paleontologia, desenvolvimento sustentável e poética(s). Dessas temáticas, a ação das mulheres e a dimensão pedagógica da luta ambiental foram as mais proeminentes. Análises apontam que a questão ambiental não se reduz à adoção de novos comportamentos domésticos e privados, mas, sobretudo, à participação política na esfera pública em busca de conquista de direitos.

Biografia do Autor

Philippe Pomier Layrargues

Biólogo. Doutor em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Campinas). Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador Associado do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). 

Anne Kassiadou Menezes

Gestora Ambiental. Doutora em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASUR - UNIRIO) e consultora. 

Publicado
2020-06-17
Seção
Artigos