O que foi discutido e pesquisado no Grupo de Discussão e Pesquisa em Educação Ambiental e contexto escolar (GDP) do EPEA-2019?

  • Patrícia Domingos
  • Silvana do Nascimento Silva

Resumo

O texto traz a análise dos artigos do GDP – EA e contexto escolar do EPEA/2019 e investiga as vozes dos partícipes, sujeitos histórico-sociais que labutam nas escolas e universidades públicas brasileiras. A pesquisa foi qualitativa, emergindo, da análise textual discursiva, as seguintes categorias: 1) características dos artigos: a) identificação: as instituições dos pesquisadores são das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, b) local, partícipes e objetos pesquisados: locais mais pesquisados são escolas públicas e os partícipes são estudantes e professores, c) natureza e tipo de pesquisa: abordagem qualitativa do tipo teórica, descritiva, pesquisa-ação... d) coleta de dados: entrevistas, questionários, observações... e) análise de dados: análise de conteúdo, análise textual discursiva, análise de discurso... Os aspectos principais, oriundos das vozes dos partícipes, nas discussões do GDP foram: a) relação universidade-escola e b) desenvolvimento da EA Crítica na escola.

Biografia do Autor

Patrícia Domingos

Bióloga. Doutora em Biotecnologia Vegetal/UFRJ. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – ProfBio/UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal/UERJ. Coordenadora do Laboratório de Ficologia e Educação Ambiental (LAFEA/IBRAG/DBV/UERJ)

Silvana do Nascimento Silva

Bióloga. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA.l. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores/Uesb. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores/GPEA-FP. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Biologia/UESB

Publicado
2020-06-17
Seção
Artigos