Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido deve ser original, não ter sido publicado ou estar sendo avaliado para publicação em outros periódicos ou anais de eventos no formato de trabalho completo
    Obs.: A avaliação quanto à originalidade / ineditismo do texto, ou seja, evidências ou não de plágios, será realizada por meio de programa computacional para esse fim.
    Pesquisas oriundas de dissertações e teses, devem comunicar essa informação em nota de rodapé. Cuidado para não citar autoria, causando quebra de anonimato.
  • No caso de pesquisas envolvendo seres humanos deve-se indicar o número de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, exclusivamente, no passo 1 (Comentários para o editor) do processo de submissão. Em caso de aprovação do artigo, essa informação deverá ser apresentada em nota de rodapé, quando do encaminhamento da versão final do artigo.
    Para acessar os critérios definidos pelo CEP/ CONEP, verificar a Resolução nº 510 de 7/4/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS): http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais.pdf)
  • O arquivo para submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10MB).
  • O artigo deverá seguir os padrões de formatação e referências bibliográficas descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • No passo 3 do processo de submissão, após inclusão dos dados solicitados, verificar os dados de autoria (nome completo, e-mail e instituição) e incluir informações de coautoria, se for o caso. Não esquecer de indicar quem é o contato principal para correspondência editorial.
  • Identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

1) Foco e Escopo

A revista Pesquisa em Educação Ambiental é uma publicação destinada à divulgação de trabalhos de pesquisa sobre Educação Ambiental, com o objetivo de contribuir para a consolidação e fortalecimento desse campo de pesquisa. Publica artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas empíricas e/ou estudos teóricos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, possibilitando reflexões e o aprofundamento teórico e metodológico desse campo do conhecimento e das práticas de pesquisa e práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A revista é destinada a pesquisadores, educadores ambientais, ambientalistas e demais interessados em pesquisas sobre Educação Ambiental.

2) Submissões

- Taxa para publicação dos artigos: não há taxas para a submissão do artigo. Todavia, no caso do artigo ser aprovado para publicação, poderá ser solicitada a contribuição para custeio (valor aproximado de R$300) referente aos custos da revisão gramatical e ortográfica, da normatização e da diagramação do artigo. Tal solicitação poderá ocorrer se a revista não tiver recursos financeiros disponíveis no momento da publicação. 

- Diretrizes para submissão dos artigos:

O artigo submetido deve ser original, não ter sido publicado ou estar sendo avaliado para publicação em outros periódicos ou anais de eventos no formato de trabalho completo. São aceitos artigos redigidos nos idiomas português, espanhol, inglês ou francês. Cada autor ou grupo de autores pode submeter até dois artigos por ano, nos formatos Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10 MB). Ao enviar o artigo, deve-se indicar o autor responsável pela correspondência com a revista, indicando na ficha de submissão os dados solicitados para contato. Em todos os arquivos eletrônicos deve-se apagar as informações que possibilitem identificar o(s) autor(es) do referido artigo (Obs.: No programa Word for Windows acessar o comando propriedades/resumo e apagar as informações).

Observação: No caso de pesquisas envolvendo seres humanos deve-se indicar o número de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, exclusivamente, no passo 1 (Comentários para o editor) do processo de submissão. Em caso de aprovação do artigo, essa informação deverá ser apresentada em nota de rodapé, quando do encaminhamento da versão final do artigo.

- Período de Submissão: fluxo contínuo

3) Avaliação:

- Processo de Avaliação do Artigo

I) O artigo encaminhado à revista é analisado, inicialmente, pela comissão editorial, que verifica se a submissão está de acordo com as normas especificadas para publicação e a sua pertinência ao escopo da revista, bem como a similaridade dos mesmos (usando software específico para tal).

II) Atendendo a essas condições, o artigo é encaminhado a dois pareceristas ad hoc para análise, tendo como referência a natureza do periódico e suas normas para publicação. Além da pertinência e originalidade da abordagem teórico-metodológica do texto, a clareza e a correção da linguagem, bem como a adequação de estilo e coesão textual também se incluem entre os quesitos avaliativos.

III) Em caso de não concordância de pareceres, a comissão editorial da revista poderá encaminhar a um terceiro parecerista ou arbitrar sobre aprovação do artigo, tendo como referência a natureza do periódico e as condições para a publicação.

IV) A avaliação dos pareceristas pode resultar em quatro possibilidades: 1) aprovação do artigo – publicação sem necessidade de modificações na versão original; 2) aprovação com modificações propostas pelos pareceristas; 3) nova submissão após modificações propostas pelos pareceristas (reinicia-se o processo avaliativo); 4) artigo não aceito para publicação.

V) Os autores são comunicados, pelos Editores, sobre a submissão do artigo original. Uma segunda comunicação é encaminhada após a avaliação dos pareceristas.  Se houver necessidade de modificações, o contato entre autores/editores/revisores se manterá até que a versão final do artigo satisfaça todas as exigências da Revista. No final do processo, os autores são notificados sobre a edição (número e volume) em que seus artigos serão publicados.

4) Direitos Autorais:

Ao submeterem seus artigos, os autores assumem a total responsabilidade quanto à originalidade da pesquisa e da redação. A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Pesquisa em Educação Ambiental. Conceitos, ideias e afirmações contidos nos artigos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista dos Editores ou do Conselho Editorial da revista.

5) Normas para Publicação:

A redação dos artigos deve obedecer às seguintes normas, em acordo com prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às seguintes especificidades da revista:

  • Utilizar formato compatível com o Word for Windows.

  • Formato do papel: A4, orientação “retrato”, sem quebras de página e apenas uma coluna de texto.

  • Fonte, espaçamento e paragrafação: Times New Roman, corpo 12, espaço simples; não adicionar espaço entre parágrafos do mesmo estilo; recuo do parágrafo de 1,25 cm; alinhamento na opção “justificado”.

  • Margens: 3 cm à esquerda e superior; 2 cm à direita e inferior.

  • Não utilizar aspas, sublinhado ou negrito para destaques no texto, apenas itálico.

  • Cada artigo deve conter no mínimo 35.000 e no máximo 70.000 caracteres (com espaços, incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé e tabelas)

  • Primeira página: i) Na primeira página do texto, com a opção “centralizado”, deve constar o título completo do artigo, com no máximo 20 palavras, utilizando fonte Times New Roman, corpo 12, letras maiúsculas e minúsculas. Deve estar no idioma original (português, espanhol, inglês ou francês); abaixo do título no idioma original, deve vir o título em inglês e espanhol, obedecendo à mesma formatação; ii) em seguida, inserir resumo de até 250 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chave. Inserir traduções do resumo e das palavras-chave nos idiomas inglês (abstract) e espanhol (resumen). Se o idioma original for o inglês, deverá ser traduzido para o espanhol e português. Os verbetes – Resumo, Abstract e Resumen – devem ser grafados centralizados na página, em negrito, corpo 12, utilizando maiúsculas e minúsculas. O corpo do resumo deve ser grafado em corpo 10, opção “justificado” e sem parágrafos. O abstract e o resumen obedecem à mesma regra. As palavras-chave devem refletir, da melhor maneira possível, a temática do estudo e iniciar com letra maiúscula e ser separadas entre si por ponto final (.); iii) no caso de pesquisas empíricas, o resumo deve apresentar brevemente e de forma clara os objetivos, a metodologia e os resultados mais significativos da pesquisa. O resumo não deve incluir referências bibliográficas, iv) pesquisas oriundas de dissertações e teses, devem comunicar essa informação em nota de rodapé. Cuidado para não citar autoria, causando quebra de anonimato.

  • Inserção de Ilustrações:  as ilustrações devem ser apresentadas ao longo do texto e atender as normas da ABNT e abrangem figuras, fotos, gráficos, tabelas e quadros. A ABNT distingue tabela e quadro. Tabela é a “forma não discursiva de apresentação de informações, representadas por dados numéricos e codificações, dispostos em uma ordem determinada, segundo as variáveis analisadas de um fenômeno”. A tabela não deve ser fechada nas laterais e o título aparece acima, em corpo 10. Quadros trazem informações discursivas, e devem ser fechados. Os títulos ficam acima, em corpo 10. Negrito apenas na designação, e não no título. Exemplo:  Tabela 1 – Título xx.

  • Citações e Referências: devem estar em conformidade com as normas da ABNT. Como sugestão, deixamos os links:

  • Citações: https://docs.google.com/presentation/d/1RyPV8SbW2HH_QGYuhUbD_GrFTyHwJrKOVGjNbZgVS4w/edit#slide=id.p3

  • Referências: https://docs.google.com/presentation/d/1h9gCgPzciJGYGOy0DFdinc5T4rKv7Kop7E9KOaE99mo/edit#slide=id.p4

Artigos

Pesquisa em Educação Ambiental publica artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas empíricas ou estudos teóricos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, possibilitando o avanço teórico e o aperfeiçoamento das práticas em Educação Ambiental.

AHEAD OF PRINT

A seção AHEAD OF PRINT inclui artigos que já foram aprovados para publicação na revista Pesquisa em Educação Ambiental pelo comitê editorial, mas ainda não foram publicados em uma edição com volume e número específicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou para terceiros.