Geografia escolar e o ensino de solos: o uso de metodologias ativas em turmas do Ensino Fundamental II

Auteurs-es

Résumé

Este trabalho objetiva apresentar metodologias de ensino sobre o conteúdo “solo”, aplicadas em turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e quali-quantitativa, tendo como modalidade principal a pesquisa-ação desenvolvida na escola municipal Tiradentes em Campina Grande, PB, no ano de 2022. Os resultados apontam o engajamento das turmas envolvidas durante as atividades em equipe, contribuindo para a aprendizagem e fomentando a interação entre os alunos e o pesquisador. Conclui-se que discutir o conteúdo “solo”, a partir de metodologias ativas de ensino na Educação Básica, contribui para a formação cidadã, a sensibilização ambiental e, posteriormente, para a conservação e a proteção dos solos pelos discentes.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP). 

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Livre Docente de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP). 

Igor José França de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Téléchargements

Publié-e

2025-10-31

Numéro

Rubrique

Artigos