Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Octogésimo Aniversário do Primeiro Curso de Matemática do Brasil. Questões Atuais na Formação Inicial de Professores de Matemática.

Resumo

Este artigo focaliza a passagem dos 80 anos do primeiro curso de Matemática no Brasil, o da Universidade de São Paulo (USP), no contexto dos debates sobre a formação inicial de professores no país. A abordagem é realizada em três seções que seguem uma breve introdução. A primeira contempla a implantação do curso, suas características e relações com a preparação docente para o ensino secundário. A segunda apresenta uma discussão sobre a visão da criação desse curso como um acontecimento fundador na história da formação institucional superior de professores de Matemática no Brasil. Na última parte, tecem-se considerações sobre questões atuais da formação inicial desses professores no país, buscando relações entre elas e a preparação que se propôs e se passou a realizar a partir do estabelecimento do curso da USP.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.
Publicado
2016-06-06
Seção
ARTIGOS