Uma Abordagem Político-Social para o Ensino de Funções no Ensino Médio

Autores

  • Élen Patricia Alonso Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Bauru
  • Mara Sueli Simão Moraes Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Campus de Bauru

Resumo

O presente artigo é parte da dissertação de mestrado de Alonso (2004) que teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma alternativa para o estudo de funções no Ensino Médio. Esse conteúdo foi abordado explicitando-se a relação entre grandezas variáveis, trabalhado em Grupos Co-operativos, através da Resolução de Problemas Ampliados envolvendo Temas Político-Sociais, com a finalidade de contribuir para a formação de indivíduos comprometidos com os aspectos Sociais, Políticos e Culturais da Sociedade Brasileira. O trabalho teve como embasamento teórico a Pedagogia Histórico-Crítica e a teoria do desenvolvimento e da aprendizagem de Vigotski. Palavras-Chave: Grupos Co-operativos. Justiça Social. Trabalho Coletivo Socialmente Produtivo. Temas Político-Sociais. Temas Transversais.

Biografia do Autor

Élen Patricia Alonso, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Bauru

Possui Licenciatura Plena em Matemática (1999) e mestrado em Educação para a Ciência (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e cursa o doutorado em Educação para a Ciência na mesma instituição. Atualmente é professora de educação básica no Centro Educacional SESI (Jaú-SP) e na E.E.Capitão Henrique Montenegro (Bocaina - SP).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino e aprendizagem de Matemática.

Mara Sueli Simão Moraes, Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Campus de Bauru

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1977), graduação em Licenciatura em Ciências [1º Grau] pela Fundação Educacional de Bauru (1976), graduação em Licenciatura em Pedagogia [Administração Escolar] pela Fundação Educacional de Marília (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Matemática e Temas Transversais em Educação.

Edição

Seção

ARTIGOS