Relatório da V Conferência Interna do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

  • Marcus Vinicius Maltempi Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Heloísa da Silva
  • José do Carmo Toledo
  • Margarete Farias

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Marcus Vinicius Maltempi possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela UNESP (1991), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2000), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto, Canadá. Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNESP de Rio Claro. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase em Educação Matemática. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui três capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior (Portugal, Argentina e Estados Unidos). Orientou três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, além de ter orientado trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente participa de dois projetos de pesquisa, sendo que coordena um destes. Orienta um aluno de doutorado, três de mestrado e um de iniciação científica (treinamento técnico).
Heloísa da Silva
possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação Matemática pela mesma universidade (UNESP-Rio Claro). Atualmente, é professora substituta do Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP-Rio Claro; supervisora dos cursos de formação continuada em educação matemática oferecidos pelo CECEMCA/UNESP/Rio Claro; e professora dos ensinos Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática - estudo e ensino; formação de professores de matemática analisada a partir da História Oral; Educação Matemática & Educação Ambiental: materiais didáticos e formação continuada de professores.
José do Carmo Toledo
Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990). Desde o dia 12 de dezembro de 1990 é professor do Departamento de Matemática, Estatística e Ciências da Computação - DEMAT da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Atualmente, está cursando doutorado em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro/SP, com pesquisa na área de História da Matemática no Brasil. Seu trabalho de doutoramento refere-se a uma investigação histórica acerca do processo de institucionalização da área de Análise Matemática no Brasil.
Seção
SEÇÃO ESPECIAL