Estratégias de Interpretação Gráfica de uma Professora Polivalente ao Manipular Dados no Ambiente Computacional

Autores

  • Sandra da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Maria Pinto Magina Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo refere-se à análise das estratégias de manipulação de dados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a formação de conceitos elementares de estatística. A formação ocorreu em oficinas realizadas numa escola pública e também em encontros individuais, tendo como tema a manipulação e representação de dados no ambiente computacional. Neste artigo nos deteremos à análise da resolução adotada pela professora em uma questão pontual. Os resultados dessa análise indicam que a professora em questão apresentava uma preferência para ler os gráficos como se fossem tabelas simplificadas (tabelas de freqüência), evitando assim a representação icônica. Embora tabelas de freqüência, muitas vezes, proporcionem um meio eficaz para análise dos dados, há momentos em que só as tabelas não são suficientes, fazendo-se necessário o uso da representação gráfica. Essa rejeição pelo modo gráfico revela também a pouca familiaridade da professora com a tecnologia que tinha em mãos. Palavras-chave: Manipulação de Dados. Formação de Professor. Informática Educativa. Ensino Fundamental. Formação de Conceitos.

Biografia do Autor

Sandra da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP(2000), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ambiente computacional, educação a distância, avaliação da aprendizagem e interpretação de gráficos.

Sandra Maria Pinto Magina, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sandra Maria Pinto Magina realizou pós-doutoramento na Universidade de Lisboa em 2006. Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Atualmente é professora titular da Pontificia Universidade Catolica de São Paulo em tempo integral e, ainda, é parcial na Faculdade Campos Elíseos . Publicou 12 artigos em periodicos especializados e mais 35 trabalhos em anais de eventos. possui 3 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 23 itens de produção técnica. Participou de 10 eventos no exterior e mais de 25 no Brasil. Fez mais de 50 comunicações científicas em congressos e 8 conferências. orientou mais de 30 dissertações de mestrado e 3 de doutorado, além de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica e 2 monografias de especialização nas áreas de Educação e Administração. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. entre 1995 e 2007. Participou de 9 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 5 destes. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Educação, com ênfase em fomação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É parecerista da CAPES, CNPq e FAPESP e do periódico JRME. Faz parte do corpo editorial das revistas BOLEMA, Cardernos de Educação e RAFI. No seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico-cultural são: Ensino Fundamental, formação de conceito, ensino-aprendizagem, Educação Matematica, formação de professor, estudo diagnóstico, estruturas aditivas, Tratamento da Informação e informática educativa.

Publicado

2008-09-27

Edição

Seção

ARTIGOS