Modelagem Matemática: uma concepção e várias possibilidades

Autores

  • Maria Isaura de Albuquerque Chaves Universidade Federal do Pará
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo propõe uma concepção para Modelagem Matemática que pretende englobar várias possibilidades de uso e aplicação em sala de aula. Fazemos isso a partir de algumas formas de conceber e materializar Modelagem no âmbito da Educação Matemática e da compreensão de como esse processo foi, ao longo da História da Matemática, sendo usado e consolidado na perspectiva da construção de conhecimento e da resolução de problemas. Sem descartar a importância de uma concepção para o processo, concluímos que, mais importante do que definir, talvez seja descobrir formas de organizar e conduzir atividades de Modelagem em contextos escolares. Palavras-Chave: Modelagem Matemática, concepção e possibilidades.

Biografia do Autor

Maria Isaura de Albuquerque Chaves, Universidade Federal do Pará

possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1985) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professor - Núcleo Pedagógico Integrado, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, atuando no Ensino Médio e desenvolvendo pesquisas em Modelagem Matemática para o ensino-aprendizagem da matemática focalizando: elaboração de atividades e Desenvolvimento Profissional de Professores.

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará

possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Pará, lotado no Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Transdisciplinaridade, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2008-10-06

Edição

Seção

ARTIGOS