Reflexões Teórico-metodológicas para Investigações em História da Matemática

Autores

  • Ligia Arantes Sad Universidade Federal do Espírito Santo
  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões teórico-metodológicas aliadas a exemplificações práticas sobre a pesquisa em História da Matemática, abordando questões pertinentes à delimitação da pesquisa, fatos e fontes, tipos de investigação, o documento histórico e o registro. Destina-se tanto a estudantes e professores iniciantes na pesquisa histórica, na qual buscam referências, quanto a investigadores experientes que refletem e discutem sobre pesquisas. Palavras-chave: Investigação em História da Matemática. Fatos. Fontes.

Biografia do Autor

Ligia Arantes Sad, Universidade Federal do Espírito Santo

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976) , especialização em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Formação e Práxis Político Pedagógica do Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem, Cálculo, Epistemologia, produção de significado, campo semântico e estipulações.

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

possui graduação em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universitat Bielefeld (1991). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, e desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: historia da matematica, ensino de matematica no brasil, formacao de professores, história da educação no brasil e livro didatico.

Publicado

2008-10-06

Edição

Seção

ARTIGOS