<b>Competências Profissionais de Professores de Matemática do Ensino Médio Valorizadas por uma Boa Escola: a supremacia da cultura da performatividade</b>

Autores

  • Vanessa Franco Neto UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS

Palavras-chave:

Educação Matemática. Formação de Professores de Matemática. Competências Profissionais. Cultura da Performatividade. Avaliações em Larga Escala.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada em uma escola que obteve um ótimo desempenho no ENEM/2009. Os principais objetivos foram investigar e analisar quais competências profissionais de professores de Matemática do ensino médio são consideradas relevantes por essa instituição de ensino e qual a influência da cultura da performatividade no trabalho desses docentes. Para isso, entrevistamos a coordenadora, a supervisora e os quatro professores do ensino médio da instituição investigada. Verificamos que as competências mais valorizadas são influenciadas diretamente pela necessidade de obtenção de bons resultados em avaliações internas e externas. São elas: administrar o tempo, manter-se atualizado quanto às avaliações externas e relacionar-se bem com os alunos. Também constatamos que boa parte das ações da equipe gestora consiste em alinhar o corpo docente, objetivando a aprovação de seus estudantes nos mais concorridos exames vestibulares do país. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores de Matemática. Competências Profissionais. Cultura da Performatividade. Avaliações em Larga Escala.

Biografia do Autor

Vanessa Franco Neto, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Tutora a Distância do curso de Matemática (EaD) e professora temporária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS.

Marcio Antonio da Silva, UFMS

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil.

Publicado

2013-08-24

Edição

Seção

ARTIGOS