<b> A História da Derivada de Mariana: uma experiência didática</b>

  • Roberto Ribeiro Baldino UERGS, Guaíba-RS-Brasil
  • Aline Schröpfer Fracalossi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Palavras-chave: Infinitésimo. Derivada. Diferencial. Limite. Zoom.

Resumo

Resumo Neste artigo introduzimos o conceito de derivada como quociente de infinitésimos através de uma história para crianças e adultos. Incluímos o relato da compreensão, da história e do conceito, demonstradas por duas meninas, uma de 10, outra de 12 anos. Segue uma breve apologia em favor do uso dos infinitésimos no ensino de cálculo e com a descrição do contexto de uma sala de aula de cálculo para calouros, onde essa história foi aplicada como ficha de trabalho. Lançamos um repto aos professor de cálculo e autores de livros textos: produzam algo igualmente acessível para apresentar o conceito de derivada pela via dos limites. Palavras-chave: Infinitésimo. Derivada. Diferencial. Limite. Zoom. The History of Mariana’s Derivative: an experiment in didactics Abstract In this paper we tell a story for children and adults designed to introduce the concept of derivative as a quotient of infinitesimals. We report on the understanding of 11 and 12-years old girls about the story and the concept. A brief justification for the use of infinitesimals in the teaching of calculus follows, as well as a description of the context of a freshmen calculus course classroom where this story was used as a worksheet. We challenge the calculus teachers and textbook authors to produce something equally accessible for the introduction of the concept of derivative via the theory of limits. Keywords: Infinitesimal. Derivative. Differential. Limit. Zoom.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro Baldino, UERGS, Guaíba-RS-Brasil
Doutor em Matemática, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Professor do Curso de Engenharia em Sistemas Digitais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Guaíba, RS, Brasil.
Aline Schröpfer Fracalossi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Aluna do segundo semestre do Curso de Engenharia em Sistemas Digitais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Guaíba, RS, Brasil.
Publicado
2012-05-16
Seção
ARTIGOS