A Formação Matemática nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Línlya Sachs Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.
  • Henrique Rizek Elias Mestre e doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil.

Palavras-chave:

Educação do Campo. Formação de Professores. Formação Matemática.

Resumo

Neste artigo buscamos elucidar qual o lugar da Matemática em oito cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, a partir de seus projetos político-pedagógicos. Voltamos nossos olhares para três itens desses projetos: os objetivos do curso, o perfil esperado do egresso e as ementas dos componentes curriculares. Tomando Moreira e David (2010) e Fiorentini e Oliveira (2013) como referenciais teóricos da formação matemática do professor de Matemática e à luz da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011), como método de análise, percebemos que, de um modo geral, a Matemática que tem sido priorizada nesses cursos é a chamada Acadêmica, que o lugar da Matemática é central e, ainda, concluímos que, na maioria dos casos, as disciplinas de conteúdo matemático vêm dissociadas do contexto social, das disciplinas didático-pedagógicas e da prática do professor.

Publicado

2016-06-06

Edição

Seção

ARTIGOS