EXPLORAÇÃO DE BASALTO NA REGIÃO DAS MISSÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS

Autores

  • Ibanor Volmir Gehlen Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Luciana Brandli Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Fernando Pugliero Gonçalves Universidade de Passo Fundo - UPF

Resumo

Este trabalho tem como tema central a mineração, extração e o beneficiamento das pedreiras de basalto, e as questões ambientais que permeiam tais atividades. Para tal, apresenta-se uma discussão sobre os aspectos ambientais inerentes à atividade, descreve-se o processo da evolução da legislação ambiental no Brasil e os critérios de solicitação de regularização/liberação das áreas de extração de basalto. Faz-se, ainda, a quantificação do basalto existente nas pedreiras legalizadas em atividades na região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas à avaliação da reserva mineral atual e futura das jazidas. Os resultados obtidos apontam para uma larga disponibilidade de basalto na área de abrangência da região investigada. Palavras-chave: Mineração. Basalto. Pedreiras. Regularização. Liberação. Extração.

Biografia do Autor

Ibanor Volmir Gehlen, Universidade de Passo Fundo - UPF

http://lattes.cnpq.br/3889034085706007 M.Sc. Eng. Civil. Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Universidade de Passo Fundo – Campus I – Passo Fundo, RS.

Luciana Brandli, Universidade de Passo Fundo - UPF

http://lattes.cnpq.br/4109261310326480 Profa. Dra. Eng. Civil. Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Universidade de Passo Fundo – Campus I – Passo Fundo, RS.

Fernando Pugliero Gonçalves, Universidade de Passo Fundo - UPF

http://lattes.cnpq.br/7977413513845785 Prof. Dr. Eng. Civil. Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Universidade de Passo Fundo – Campus I – Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

2008-03-22

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS